quarta-feira, 11 de abril de 2012

HOMENS ALIENADOS

No início do século XX, os criminologistas começaram a prestar atenção a outros assuntos que não fossem as características físicas do biótipo criminal e começaram a estudar os processos mentais – a psicologia – que levava as pessoas à criminalidade. Eles encontraram a inspiração nas novas ideias apresentadas pela escola de psicologia de Viena, liderados por Sigmund Freud e Carl Jung.

Charles Goring, sociólogo inglês foi um dos princípios críticos das teorias de Lombroso. Goring dizia ter encontrado casos dos biótipos de Lombroso tanto entre estudantes universitários ingleses quanto entre condenados. Desenvolvendo o seu argumento no livro O Presidiário Inglês (1913), Goring dizia que muitos criminosos tinham uma inteligência menor e fazia uma ligação direta disso com a criminalidade.

Isto é tão válido quanto a generalização da classificação dos biótipos de Lombroso e, obviamente, há muitos casos em que não é verdade. Porém, Goring identificou também o que ele chamou de lobo solitário – ou aquilo que o economista e filósofo Karl Max havia chamado de homem alienado. È alguém que se sente isolado da sociedade, incompreendido e, por conseguinte, considera que tem o direito de seguir suas próprias regras de comportamento e conduta. O conceito de alienação se tornou uma parte vital na avaliação psicológica da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário