sábado, 28 de abril de 2012

DR. HANS GROSS

A investigação formal do crime foi detalhada pela primeira vez pelo Dr. Hans Gross, no seu livro System der Kriminalistik (1893). originalmente publicado em inglês com o nome de Criminal Investigation em 1907, manteve-se como a bíblia dos investigadores durante mais de meio século. Gross (1847-1915) foi um magistrado austríaco defensor da ideia que a investigação é uma ciência e uma tecnologia. Foi professor de criminologia da Universidade de Praga e, depois, professor de direito penal na Universidade de Graz.
Gross escreveu: "Um dos maiores requisitos para possibilitar uma investigação oficial e trabalhar com precisão é o profundo conhecimento dos homens. Assim, tudo na vida pode ser útil: cada conversa, cada frase concreta, cada palavra dita por acaso, cada ação, cada desejo, cada traço de personalidade, cada ato da conduta, cada olhar ou cada gesto que observamos em outros".
Ele sugeriu que o investigador experiente poderia muito bem ser capaz de inferir as características da personalidade de um criminoso a partir da forma e da natureza do crime, isto é, a partir do seu MO.
No final século XIX, os fundamentos da avaliação psicológicos dos criminosos tinham sido estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário