quarta-feira, 11 de abril de 2012

FÍSICO E CARÁTER

O psiquiatra alemão Ernst Kretschmer publicou, no início do século XX, o livro Físico e Caráter, no qual descreve suas pesquisas sobre tal assunto, mas foi só em 1949 que o norte-americano William Sheldon na obra Tipos de Jovens Delinquentes fez a primeira ligação dos biotipos com a delinquência, afirmando que todas as pessoas pertencem a um de três tipos básicos:

- Endomórfos: geralmente são suaves, arredondados e roliços, considerados simpáticos e sociáveis e que oferecem um amor incondicional.

- Mesomórfos: fortes, musculosos e atléticos, com um esqueleto grande e desenvolvido. A personalidade é forte e com uma tendência à agressividade e, ocasionalmente, muito explosiva.

- Ectomórfos: magros, frágeis e geralmente com um esqueleto pequeno e músculos fracos. Tendem a ser hipersensíveis, tímidos, distantes e introvertidos.

Sheldon examinou 200 homens em uma unidade de reabilitação em Boston, comparou-os com um estudo feito com 4.000 estudantes e chegou à conclusão de que os delinquentes tendem a ser mesomórfos. Essa teoria foi analisada posteriormente no livro Revelando a Delinquência Juvenil (1950), de Eleanor e Sheldon Glueck, em que concluíram que a delinquência está relacionada com a combinação bem mais ampla de fatores biológicos, ambientais e fisiológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário